Secretário de Segurança Pública apresenta resultados e demandas aos vereadores

Um grupo de vereadores da Câmara Municipal esteve nesta quarta-feira (06) na Secretaria Municipal de Segurança Pública, onde acompanharam uma apresentação sobre a estrutura e os resultados da pasta. Foram detalhados aos parlamentares os quase 2.400 atendimentos realizados somente de janeiro a maio deste ano e comentadas algumas demandas da área.

A visita foi realizada mediante o convite do secretário Municipal de Segurança Pública, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke. Participaram os vereadores Maninho, Anice Gazzaoui, Adnan El Sayed, João Morales e Edivaldo Alcântara.

No encontro, o secretário apresentou aos parlamentares toda a estrutura da Guarda Municipal, a parte operacional e a efetividade das ações desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública.

Atualmente, a estrutura da pasta é composta por Diretoria da Guarda Municipal, Diretoria de Logística, Diretoria Técnica, de Segurança Patrimonial, Corregedoria, Ouvidoria, Diretoria de Trânsito e Diretoria de Defesa Civil. “Todos com importante prestação de serviço para a população de Foz do Iguaçu”, reforça o secretário.

Jahnke também falou aos vereadores sobre as principais  demandas da pasta, entre elas equipamentos para a Diretoria de Segurança Patrimonial, como veículos e computadores. Ele pediu o apoio do Legislativo para essas necessidades, com o aporte financeiro por meio de emendas impositivas.

“Fazemos todos parte de um projeto. Precisamos nos unir e buscar soluções. A presença dos vereadores foi muito importante. Eles conheceram nossa estrutura, nossas operações e foram informados sobre nossas necessidades. Foi uma reunião produtiva que, com certeza, vai gerar bons frutos para a população iguaçuense”, afirmou o secretário.

O vereador Maninho também fez avaliação positiva do encontro. Para ele, conhecer a estrutura e necessidades da secretaria é importante para o Legislativo adotar medidas de apoio. “Vamos trabalhar juntos. O Legislativo assumindo o compromisso de repasse de percentual das emendas impositivas vai fortalecer e melhorar ainda mais a segurança pública em Foz”.

Balanço

De janeiro a maio deste ano, a Secretaria Municipal de Segurança Pública enfatizou os 2.399 atendimentos prestados. Foram 1.022 atendimentos de apoio a outros órgãos. O total de 423 atendimentos de perturbação do sossego, 416 de fiscalização de trânsito, 347 de delitos e 182 abordagens de suspeitos.

Atualmente, a Diretoria da Guarda Municipal além das regionais que atendem toda a população em diversas áreas, exerce também outras atribuições e atividades determinadas pelo secretário municipal.   A Diretoria conta com a Divisão Operacional, Grupo Tático de Apoio (GTA) e Coordenação da COPGM – Central de Operações da Guarda Municipal.

Tendo conhecimento deste amplo trabalho, uma das preocupações da presidente da Comissão de Segurança Pública, vereadora Anice Gazzaoui, é a abertura de um concurso público para a instituição. “Em reunião com o prefeito Chico Brasileiro, foi ressaltada esta necessidade e o prefeito teve esse entendimento. O Legislativo já está realizando os estudos para que o novo concurso seja anunciado”.

Anice também reforçou a importância da parceria com a secretaria. “Juntos podemos fortalecer a Secretaria de Segurança Pública de Foz, principalmente na Diretoria de Logística”. pontuou.

Audiência pública

Também participou do encontro o vereador e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo, João Morales. O parlamentar foi autor do requerimento para a realização de audiência pública para debater as demandas da Guarda Municipal.

“Entre as demandas, foram levantadas situações na questão salarial, por exemplo. Levamos para conhecimento do prefeito Chico Brasileiro, que foi solícito e, em contrapartida, será encaminhado ao legislativo projeto de lei aprovando o reajuste aos servidores, de forma gradativa, a partir de janeiro de 2023”, afirmou.

 

 

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?