Campeonato Parananense estréia pista de atletismo do Costa Cavalcanti
Competições reuniram mais de 300 atletas, no último final de semana, e marcaram a história da pista Edmilson Sérgio Haus, inaugurada no ano passado
A pista de atletismo Edmilson Sérgio Haus, no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, estreou a primeira competição oficial em grande estilo, no último final de semana, com a realização do Campeonato Paranaense de Atletismo, que reuniu mais de 300 atletas de 23 equipes do estado.
O evento marcou um capítulo importante na estrutura que leva o nome do atleta amador que nasceu na Terra das Cataratas em 1962 e fazia parte de uma família pioneira na cidade. A pista inaugurada no ano passado possui as dimensões oficiais certificadas pela World Athletics (WA) – entidade que gere o atletismo mundial –, e três pistas para aquecimento.
“Essa pista tem importantes valores para a cidade, para os atletas e agora ao receber um dos maiores campeonatos do país, prepara a cidade para dar mais saltos no atletismo de alto rendimento, estamos muito felizes e orgulhosos por fazermos parte desta história que pavimenta o caminho para um futuro ainda mais glorioso”, comentou o secretário de Esporte e Lazer, Antônio Sapia.
As áreas da pista de competição no complexo do Costa Calvacanti somam aproximadamente 8.135m², sendo 6.982,00m² revestido em borracha. O local possui instalações para as modalidades de: salto com vara, salto em altura, salto triplo, salto em distância, circuitos de arremesso de peso, lançamento de dardos, fosso para prova com obstáculos, lançamento de disco e martelo, além de três pistas para aquecimento. O investimento foi de cerca de R$ 10 milhões, em parceria entre a diretoria brasileira de Itaipu e a prefeitura da Terra das Cataratas.
Nos dias 27 e 28 de abril, a pista de atletismo de Foz volta a sediar outro evento: o torneio ABP categoria Sub-20, junção entre os Países Argentina, Brasil e Paraguai.
Foz – Foz do Iguaçu foi representada no Campeonato Paranaense pelo Instituto Foz – IAFI (Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu), que garantiu a quinta colocação geral do campeonato. O professor Quick, coordenador da equipe, avaliou positivamente o desempenho dos atletas e disse que os resultados traçados foram alcançados.
“Ficamos muito feliz em poder realizar em Foz do Iguaçu um campeonato com 23 equipes do Paraná inteiro em um nível muito alto, onde conseguimos ficar entre os melhores do estado”, disse Quick.
O Instituto atende cerca de 350 crianças e adolescentes no projeto Jovens Atletas Campeões do Futuro, que tem apoio da Itaipu. A iniciativa é direcionada a estudantes da rede de ensino, a partir de 5 anos, visando promover a cidadania, a interação social, o bem-estar e a qualidade de vida.
Pódio – A equipe Londrina FEL sagrou-se campeã, seguido pela vice-campeã, Paranavaí e por Colombo, em terceiro lugar. Além dos troféus coletivos, o Campeonato destacou os melhores corredores, sendo a atleta Amanda Miranda da Silva, da equipe Geração Atletismo Cianorte, considerada a ‘Melhor Atleta Feminina’ e Ruan Erik Vais Ipec, da equipe Londrina FEL, foi levou o título de ‘Melhor Atleta Masculino’.
Atletas destaques:
Guilherme da Silva Izidoro – Campeão no Salto em Distância e no Salto Triplo
Thales Santos da Rosa – Campeão no 110m com barreira
Bruno Gabriel Souza da Silva – 2º Colocado no Salto Triplo
Maria Eduarda Moura Pires – 3º Colocada no Lançamento do Martelo