A Receita Federal realizou ontem, dia 18 de agosto, uma operação de repressão ao contrabando e descaminho na região da Vila Portes, em Foz do Iguaçu-PR. Ao notarem uma movimentação suspeita em um estacionamento na região, os servidores da RFB realizaram uma fiscalização no local.
Nele, foi localizado um motociclista com o baú da moto carregado de celulares. O condutor da moto, morador de Foz do Iguaçu, não possuía nota fiscal ou outro documento que comprovasse a regularidade fiscal da mercadoria.
Ainda no mesmo estacionamento, foi localizada uma caixa contendo vários celulares contrabandeados. Segundo o responsável pelo estabelecimento, a mercadoria estava sendo acondicionada para terceiros.
No total foram retidos cerca de R$84 mil em celulares. A mercadoria foi retida e encaminhada à Receita Federal de Foz do Iguaçu. Ninguém foi preso, mas serão enviadas representações fiscais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos.
A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Assessoria