Os veículos atravessavam a fronteira fora do horário de funcionamento do escâner da Receita Federal.
Na madrugada desta quinta-feira (24/09), uma ação da Receita Federal resultou na retenção de quatro caminhões carregados com mercadorias irregulares, na Ponte Internacional da Amizade.
As abordagens ocorreram na pista de rolamento de caminhões que seguem para o Brasil. Durante as fiscalizações, as equipes encontraram vários pneus novos, parte deles rodando, além de eletrônicos e perfumes nas cabines dos motoristas.
Os veículos e as mercadorias foram retidos e estão sob custódia da Receita Federal. Ninguém foi preso, porém serão enviadas Representações Fiscais para Fins Penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. Estima-se que as mercadorias somem R$ 80 mil.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Assessoria