A Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, por meio da Diretoria de Educação Especial, está promovendo uma série de formações on-line com todos os professores(as) da rede municipal de ensino sobre a educação inclusiva. O objetivo é aperfeiçoar o trabalho pedagógico do professor e garantir o melhor atendimento para os alunos.
As capacitações iniciaram em fevereiro e seguirão até o início de abril, com professores do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação Especial.
“Pensando no melhor atendimento do aluno, bem como no aperfeiçoamento do trabalho pedagógico do professor que atua nas turmas de educação especial e no ensino comum, empregamos grandes esforços para oferecer ao corpo docente formações de qualidade, que enriqueçam sua atuação em sala de aula”, disse a diretora de educação especial, Gisele Amancio Siqueira.
Uma das temáticas abordadas foi a “Adaptação e Flexibilização Curricular”, com uma discussão pautada no olhar inclusivo para o currículo sob a ótica da diversidade e direitos humanos.
Nesta semana a formação teve como tema: “Os desafios e as transformações na educação inclusiva”, com debates sobre conceitos de justiça social, diversidade, transformação social, superação e a valorização da eficiência do educando.
“A atual conjuntura nos conduz a uma reflexão acerca do novo e das diferenças. O novo diz respeito tanto à pandemia como em relação à discussão que emerge a educação especial e a educação inclusiva. Ao falarmos das diferenças, adotamos um olhar humanizado para a especificidade de cada aluno, seja ele com deficiência ou não”, esclareceu Gisele.
Reinvenção
Durante a pandemia, os professores das salas de recursos e classes especiais se reinventaram e utilizaram todas as tecnologias disponíveis para levar os conteúdos até os alunos.
As atividades da classe especial são elaboradas pensando na especificidade de estudante, bem como as intervenções necessárias – sejam elas via chamadas de vídeos, elaboração de vídeos ou contação de histórias.
Em contrapartida, o trabalho dos professores da Sala de Recurso Multifuncional se dá de forma colaborativa, juntamente com os professores do ensino comum na formulação e intervenção – que ocorrem individualmente ou em grupos de WhatsApp, levando em consideração as necessidades do educando. São atendidos alunos com Transtornos Funcionais Específicos (TFEs) como dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividades (TODA – H).
Sala de Recurso
É o espaço organizado com material didático, recursos pedagógicos, tecnológicos e de acessibilidade para a oferta do Atendimento Educacional Especializado. Atualmente estão matriculados 1.062 alunos em 59 salas de recursos, nas 34 escolas do município que dispõem do atendimento.
Classe Especial
É uma sala de aula em escola do Ensino Regular, em espaço físico e modulação adequada, onde o professor especializado na área da deficiência mental utiliza métodos, técnicas, procedimentos didáticos e recursos pedagógicos especializados, conforme série/ciclo/ etapas iniciais do Ensino Fundamental. A rede municipal de educação dispõe de 46 turmas de classe especial, onde 390 alunos são atendidos.
Educação Especial
A Diretoria de Educação Especial é responsável pelo atendimento a estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e transtornos funcionais específicos, ofertado a escolarização no turno e contraturno escolar, nas escolas especializadas e conveniadas.
Assessoria