Cerca de 30 mil pessoas passaram pelos cinco cemitérios de Foz do Iguaçu neste final de semana. Segundo a empresa Camis, que é responsável pela administração dos espaços, o maior movimento foi registrado na manhã de ontem (2), feriado de Finados.
Apesar do grande volume de pessoas, o movimento foi tranquilo e bem organizado. Os portões dos cemitérios foram abertos às 7h e fechados às 19h, garantindo um bom intervalo para as visitas. Para a maior tranquilidade dos idosos e outros grupos de risco para o novo coronavírus, foi reservado um horário exclusivo para este público entre 7h e 10h.
Para orientar os visitantes foram organizadas equipes de funcionários, devidamente paramentadas com itens de segurança. A população pode tirar dúvidas sobre a localização dos túmulos e documentos, e também colocar a taxa de manutenção dos jazigos em dia.
O uso de máscaras, assim como a higienização das mãos com álcool em gel, foi exigido em todos os espaços públicos. Para garantir ainda mais a segurança, a capacidade de visitação em cada cemitério foi limitada a 50%, em diferentes horários. O fluxo foi controlado com uma área exclusiva para entrada e outra para saída.
“Foi tudo tranquilo e dentro do esperado. Nós nos preparamos para receber o público e não tivemos problemas. Quem esquecia a máscara, por exemplo, tínhamos equipes distribuindo o item descartável. Nas entradas dos cemitérios, todos os protocolos de higienização foram seguidos”, destacou a gerente administrativa da Camis, Amanda Camargo.
Saúde em dia
Neste ano quem visitou um dos cemitérios de Foz encontrou os espaços totalmente revitalizados. As fachadas foram modernizadas, as calçadas refeitas de acordo com o padrão de acessibilidade, e as capelas passaram por reforma completa.
Além das melhorias físicas, uma parceria entre a Camis e a empresa Multivida possibilitou a oferta de serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, testes de glicemia e até distribuição de água para hidratar os visitantes. Todas as ações aconteceram de forma totalmente gratuita.
“Atendemos dentro da expectativa, respeitamos o protocolo sanitário. Tivemos muitos elogios em relação à limpeza e organização. As reformas realizadas pela empresa chamaram bastante atenção. Os serviços de saúde também foram muito bem recebidos e várias pessoas paravam para medir pressão, temperatura”, ressaltou Amanda.
Gdia