Edição iguaçuense de maratona tecnológica da Nasa anuncia vencedores

 

Maratona ocorreu durante o fim de semana totalmente on-line.

Depois de um fim de semana intenso de muito trabalho, ensinamentos e mentorias, nesta quarta-feira (7), durante uma transmissão on-line foram anunciados os grandes vencedores da edição de Foz do Iguaçu da maratona global ‘Nasa International Space Apps Challenge.

A equipe “The Ranchers” ficou com a primeira posição e receberá como prêmio um jantar na Rafain Churrascaria Show, além de serem elegíveis para o prêmio global da NASA (assim como a segunda colocada, equipe “CONVID to Plant”). As três melhores equipes da maratona terão direito ainda a uma bolsa de apoio para pré-incubação no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e dez horas de consultoria e imersão junto ao Sebrae PR.

De acordo com os organizadores, o evento foi considerado um sucesso. “Essa troca de experiências e conhecimentos é o que nos move e inspira a fazer um trabalho voluntário, disponibilizando tempo e unindo a cidade a uma celebração global de conhecimento, ideação e ao final, uma solução que contribui para a sociedade”, destaca Adriane Bordin. Marcia David complementa: “A realização do NASA SPACE APPS 2020 foi um evento que representa o momento global que estamos vivendo, ou seja, muitos desafios e grandes superações. E foi com positividade e com um time de organizadores composto por voluntários que compartilham o mesmo propósito que tornou possível a execução do evento”.

Para uma das mentoras, Caroliny Matinc, “o evento permite contribuir com os projetos inovadores e proporciona um ambiente de troca de experiências com especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Fico feliz e motivada vendo estes dedicados jovens buscando fazer a diferença por meio da inovação”.

Este foi o terceiro ano consecutivo que a cidade sedia uma das edições do evento, que é promovido anualmente pela incubadora da Nasa (Agência Espacial Americana) com o objetivo de fazer com que as equipes desenvolvam, em um curto período de tempo, inovações para problemas reais, além de inspirar as comunidades locais a se unirem em torno da inovação.

Com o tema ‘Tome uma atitude’, a edição deste ano buscou incentivar que os participantes fossem parte da solução dos desafios enfrentados tanto na Terra como no espaço. Durante a programação, os participantes tiveram o auxílio de um time de mentores de ciência e tecnologia.

A diversidade foi uma das características principais do evento, que reuniu ao todo 48 participantes de dois países e oito cidades, representando diversas áreas do conhecimento, como as Engenharias, Design, Relações Públicas, Tecnologia da Informação, entre outras.

Localmente, o Nasa International Space Apps Challenge foi realizado pela Associação Brasil Internacional dos Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (ABIPIR), com a organização da UniAmérica e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e o apoio do GDG Foz do Iguaçu, Startup PR, Sebrae, Loumar Turismo, Noves e do Instituto para o Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDESTUR).

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?