Assunção, Agência IP.- O Governo Nacional confirmou que o departamento do Alto Paraná volta à “quarentena restrita “, após registrar um aumento significativo de contágios por coronavírus nos últimos dias, o que representa 40% dos casos acumulados em todo o país .
Isso foi anunciado nesta quarta-feira em uma entrevista coletiva, o ministro da Saúde Pública, Julio Mazzoleni, que argumentou que a reversão de fase é “absolutamente necessária” para salvaguardar a saúde do povo do Alto Paraná.
Mazzoleni explicou que o departamento do Alto Paraná tem mais de 1.600 casos confirmados, ocupando 40% das infecções no país e 80% delas estão concentradas em Ciudad del Este.
Nesse contexto, ele afirmou que a quarentena rigorosa se estenderá em princípio por duas semanas e, posteriormente, passará por uma avaliação. Ele esclareceu que algumas incorporações da fase 1 da quarentena inteligente serão feitas para que empresas e fábricas possam continuar operando no modo de quadrilha.
O Secretário de Estado afirmou que o sistema de saúde, apesar de ter triplicado em termos de capacidade, é muito saturado, incluindo vários pacientes que tiveram que ser transferidos para Assunção e, portanto, decidiram retornar à quarentena total.
“Isso implica a autorização das fábricas pelas equipes e a continuação das obras civis. Entendemos que é uma situação difícil para todos, principalmente para o Alto Paraná, mas acreditamos que é absolutamente essencial retomar o comando de tudo o que tem a ver com tudo o que tem a ver com a epidemia nessa área ”, afirmou o chefe da o portfólio do estado.
Assessoria