Secretaria de Administração cria seção de aviso de Licitações Municipais

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Administração, começa a publicar a partir desta terça-feira (18) uma seção chamada “Aviso de Licitações Municipais: Oportunidades de negócios locais” no grupo de whatsapp da Comunicação Social da prefeitura.

O objetivo é ampliar a divulgação dos editais de licitação, em suas várias modalidades, com vistas a atrair maior participação dos empresários da cidade nos certames.

“Pela nossa rotina, observamos que a maioria das empresas que participam das licitações é de fora da cidade, mesmo em itens que são produzidos por fornecedores locais”, explicou o diretor de Compras, Raphael Buiar Pereira de Camargo.

Para o secretário de Administração, Nilton Bobato, um dos principais motivos pode ser o mito de que prefeituras são má-pagadoras de contratos. “Temos um mito que foi reforçado por gestões anteriores de que o Poder Público não cumpre os pagamentos, o que é uma inverdade na atual realidade de Foz do Iguaçu. Neste governo, as contas foram colocadas em dia e estamos a cada dia recuperando ainda mais a credibilidade e é fundamental atrairmos o empresariado local”, reforçou.

Além de gerar mais oportunidades e aquecer a economia local, a medida fortalece a transparência na publicação das movimentações financeiras do município. “Aumentar a transparência também vai contribuir para desconstruir mitos e gerar ainda mais confiança”, acrescentou Bobato.

 

Cidadania

A replicação dos editais nos meios de comunicação, a partir do compartilhamento das informações no grupo de Whatsapp da Comunicação Social, também possibilita aos cidadãos acompanharem a movimentação financeira e tomarem conhecimento sobre o funcionamento da máquina pública.

“É importante que o contribuinte acompanhe o movimento e a destinação dos valores dos seus impostos. Essa é uma forma de tornar o tema presente e mostrar o quanto ele é importante na agenda cidadã”, enfatizou Bobato.

 

Apoio

O empresário que tiver dúvidas sobre como participar das licitações pode obter apoio junto ao Escritório de Compras Públicas, que fornece serviço de orientação ao empreendedor sobre aquisições de compradores públicos e governamentais. O espaço funciona na Central do Empreendedor, situado no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional da Associação Comercial de Foz do Iguaçu (Acifi).

A Central também disponibiliza serviços de Resgate Empresarial, Junta Comercial do Paraná e de licenças empresariais das secretarias municipais da Fazenda, Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária, para empreendedores de todos os portes. O atendimento na Central do Empreendedor é feito por agendamento, pelo telefone (45) 98423-3148. O atendimento é das 8h às 14h.

 

Parceria

A Secretaria Municipal de Administração pede o apoio da imprensa para contribuir com a divulgação da seção em suas publicações. A ferramenta deve funcionar rotineiramente, a exemplo dos anúncios de empregos feitos pela Agência do Trabalhador.

“É uma informação muito importante para o empreendedor e para a população. Os meios de comunicação são fundamentais para ampliar a divulgação e fazer com que a informação chegue até os empresários locais”, complementou Bobato.

 

 

Assessoria

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