Guarda Municipal de Foz do Iguaçu completa 27 anos de atendimento à população

 

A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu completa 27 anos de atuação nesta quarta-feira, 5 de maio. Sempre presente nos bairros de todas as regiões da cidade, a corporação presta um importante serviço na área de segurança do município e a população pode contar com o apoio dos 241 guardas municipais que integram o seu efetivo.

Nos últimos três anos, a Guarda Municipal recebeu o reforço de 15 novas viaturas, um simulador virtual e 100 pistolas calibre 380 – o que possibilitou que todos servidores portem armamento. Também contou com novos coletes balísticos e um moderno sistema videomonitoramento – utilizado até mesmo para o monitoramento do descumprimento de protocolos de prevenção à covid-19, como aglomerações e falta do uso de máscaras -, entre outras melhorias.

 

Atendimentos

Nesses 27 anos de operação, a GM atendeu a mais de 300 mil ocorrências, divididas em equipes especializadas de Trânsito, Tático, Defesa Ambiental, Patrulha Maria da Penha, Defesa Civil, Corregedoria, Gestão Integrada e quadro Administrativo.

Durante a pandemia da Covid-19, a instituição contribuiu para as ações de fiscalização em denúncias de aglomerações clandestinas ou estabelecimentos que desrespeitaram os decretos municipais em vigor.

“Nossos agentes são altamente capacitados e prestam um serviço essencial para os iguaçuenses. Não há dúvidas de que a GM de Foz seja uma das mais qualificadas e preparadas do Brasil”, disse o vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio.

“Trabalhamos não apenas no atendimento de ocorrências, mas no planejamento e elaboração de novas formas de atuação, como o Gabinete de Gestão Integrada, pois estamos situados em uma área de fronteira e precisamos desses métodos para que a população seja efetivamente assistida”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Reginaldo da Silva.

 

Futuro da corporação

De acordo com o Inspetor Edimar Medeiros Langnier, diretor da Guarda Municipal, está sendo pleiteado um concurso público para a contratação de novos guardas.

“Estamos também com um projeto de lei do regulamento interno para ser aprovado na Câmara de Vereadores e a Lei da Corregedoria, que acreditamos ser importante para conduzir o controle da disciplina na instituição, bem como a reformulação do plano de carreira dos servidores”, informou Langnier.

 

Mensagem do governador

No dia do aniversário da Guarda Municipal, o vice-prefeito delegado Francisco Sampaio e o secretário de Segurança, Reginaldo da Silva estiveram no gabinete do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, em Curitiba, de onde enviaram um vídeo parabenizando a corporação.

“Hoje a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu completa 27 anos. Foi uma das primeiras do Brasil a ser instalada e é uma Guarda muito competente e eficiente. É uma referência, inclusive, no trabalho de cuidar das pessoas em parceria com a nossa Polícia Militar e automaticamente ajudando a levar mais segurança para a população que mora em Foz do Iguaçu”, destacou Ratinho Junior.

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?