A paralisação das atividades dos técnicos desportivos na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Foz do Iguaçu devido às medidas restritivas para conter a pandemia da covid-19 motivou a equipe técnica da pasta a criar uma série de capacitações virtuais com os servidores para mantê-los ativos, atualizados e integrados. O circuito de palestras foi realizado entre os dias 8 de março a 1º de abril.
Foram 50 capacitações on-line com a equipe de 91 técnicos desportivos para aprimorar o conhecimento dos profissionais de Educação Física em práticas esportivas, estudos científicos, saúde mental, organização e adaptação dos trabalhos na pandemia. Durante um mês, por quase 1h, os encontros foram realizados diariamente nos turnos da manhã, tarde e noite, para que todos pudessem participar.
O circuito de palestras foi ministrado por 22 palestrantes convidado, mas também por servidores da Secretaria de Esporte e Lazer, como a técnica Laura Holsbach, que mostrou aos colegas uma série de técnicas para minimizar a ansiedade, como alongamentos e meditação guiada.
“A pandemia começou cerca de um mês após eu assumir o concurso. Quando voltamos às atividades, decidi aplicar essa moda metodologia de trabalho, pois o quadro de ansiedade aumentou muito. Foi a maneira que pude contribuir para além do exercício físico”, relatou.
Roberto José Borges, diretor técnico da Secretaria, destaca como um dos principais resultados a troca de experiências entre os participantes. “Essa adaptação para o formato virtual também ajudou as nossas equipes a se conhecerem entre si. Como somos em quase 100 técnicos, com turnos diferentes, esse contato não acontecia. Mesmo virtual, percebemos uma grande evolução”, disse o diretor.
“Aprendi muito com as outras palestras e com a diversidade de conhecimento técnico. Sem dúvida alguma, foi uma proposta que nos agregou muito”, completou Laura.
Assessoria