A Prefeitura de Foz do Iguaçu, em parceria com as forças de segurança, intensifica neste final as fiscalizações para o cumprimento do decreto 29.030, que determina o toque de recolher no município das 18h de sábado (13) até as 5h de segunda-feira (15). A intenção é reduzir a transmissão do coronavírus e o número de internamentos nas unidades hospitalares da região.
Participam da operação a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Foztrans, Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária e Poder Judiciário.
Em reunião na manhã desta quinta-feira (11) com o comando da Polícia Militar, o secretário de segurança Reginaldo Silva destacou alguns pontos principais da operação deste final de semana. “Estamos recebendo muitas denúncias sobre a aglomeração de pessoas em cachoeiras. Já estamos fazendo contato com alguns dos proprietários destes locais e intensificaremos as fiscalizações, assim como em festas em residências e, chácaras”, disse.
O comandante do 14º BPM, major Marcos Kamakawa, disse que a Polícia Militar é parceira do município, tanto no trabalho de orientação quanto no patrulhamento ostensivo. “Continuaremos integrando as ações de prevenção e combate à Covid. Com apoio de todos os órgãos é possível ter uma mudança no próprio comportamento da população”.
Comércio
A fiscalização também reforçará o cumprimento das medidas do decreto publicado na quarta-feira (10), que determina a suspensão de todas as atividades comerciais e religiosas a partir das 17h de sábado, com exceção do delivery de alimentos, que pode funcionar das 17h e 22h de sábado e das 10h às 20h de domingo. Fica permitido também o funcionamento de farmácias e postos de combustíveis, vedadas as lojas de conveniência.
As restrições consideram o momento crítico da pandemia no município, que está com a ocupação de leitos de UTI acima de 100% há três semanas. Nesta quarta-feira a cidade registrou 12 óbitos pela doença, o maior número em 24 horas desde o início da pandemia.
Números
Na semana passada, equipes da Secretaria da Fazenda e Vigilância Sanitária estiveram em mais de 150 estabelecimentos para verificar o cumprimento das medidas restritivas.
Foram aplicadas 54 multas para pessoas pegas em flagrante em espaços como festas clandestinas e estabelecimentos com aglomerações, além de autuações para quem estava circulando pelas ruas após as 20h sem motivo essencial comprovado. Outros dois estabelecimentos foram fechados.
Nessa quarta-feira (10) as equipes realizaram 66 vistorias, 11 orientações para o uso correto da máscara e 11 pessoas foram autuadas por não utilizarem máscara. Os trabalhos de orientação e fiscalização seguem ao longo da semana em diversos pontos da cidade.
Os canais de denúncia são o 199 da Defesa Civil e o 190 da Polícia Militar.