Ratinho Junior prevê entrega da Perimetral Leste e aduanas até dezembro

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) confirmou, durante visita à Ponte da Integração Brasil-Paraguai na última segunda-feira (8), que espera concluir até dezembro deste ano as obras da Perimetral Leste e das duas novas aduanas com Paraguai e Argentina. Essas infraestruturas são essenciais para a operação da nova passarela internacional em Foz do Iguaçu, concluída há mais de dois anos.

“Nossa intenção é entregar a obra ao governo federal em dezembro, que será responsável pela gestão alfandegária e de segurança”, disse Ratinho Junior, ao lado do presidente paraguaio Santiago Peña. “A ponte vai melhorar o fluxo de turistas, oferecer mais conforto e segurança, e criar um novo corredor logístico para caminhões, aliviando a Ponte da Amizade, que já opera no limite”, acrescentou.

A Perimetral Leste, rodovia de 14,7 quilômetros, começou a ser construída em março de 2021, aproximadamente um ano e meio após o início da Ponte da Integração. Ela ligará as novas aduanas e a Ponte da Fraternidade (Tancredo Neves) à BR-277, facilitando a saída de Foz do Iguaçu para a Argentina.

Segundo o último boletim do DER/PR, em agosto de 2025, a obra atingiu 75% de execução, incluindo terraplenagem, pavimentação e construção das aduanas. O investimento total ultrapassa R$ 101 milhões, financiados pelo governo federal via Itaipu, com aplicação e fiscalização do governo do Estado.

Efetivos e operação

Apesar da expectativa de conclusão das obras em dezembro, a operação não deve começar imediatamente, já que será necessária a contratação de efetivos da Polícia Federal (PF), Receita Federal (RF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) para garantir o fluxo de pessoas e veículos.

No final de julho, uma equipe da Receita Federal realizou visita técnica à Ponte da Integração para avaliar a infraestrutura e identificar demandas de mão de obra, mobiliário e logística, além de discutir a necessidade de reforço no efetivo.

No Paraguai, estrutura pronta

Enquanto o Brasil finaliza suas obras, o presidente paraguaio Santiago Peña entregou as chaves do Centro de Fronteira de Presidente Franco, prédio aduaneiro que será administrado pela Direção Nacional de Ingressos Tributários (DNIT) e pela Direção Nacional de Migrações (DNM) do Paraguai.

Peña afirmou que a nova estrutura representará um marco para Presidente Franco e para o Alto Paraná, e indicou que a abertura da ponte ao tráfego poderá ocorrer “em breve”. O prédio aduaneiro tem 28,8 mil m², dos quais 10 mil m² contam com cobertura e proteção contra intempéries.

 

 

 

Assessoria
Rádio Antena 1 Foz
104.5 FM

Facebook
Twitter