O Paraná registrou o maior avanço do turismo no país em julho de 2025, de acordo com levantamento do IBGE divulgado nesta sexta-feira (12). Enquanto a média nacional apresentou retração de 0,7%, o estado cresceu 2% no período, dividindo a liderança com o Espírito Santo.
Também tiveram resultados positivos Alagoas (1,8%), Minas Gerais (1,1%), Pernambuco (0,9%) e São Paulo (0,6%).
Na comparação com julho do ano passado, a atividade turística paranaense avançou 6,6%, mais que o dobro da média nacional, que ficou em 3,3%. O desempenho também é consistente em outros recortes: de janeiro a julho, o setor cresceu 5,8% e, nos últimos 12 meses, o aumento chegou a 7,4%.
Os números refletem diretamente na economia estadual. Somente em julho, o faturamento do turismo no Paraná cresceu 3,8% em relação ao mês anterior — segunda maior alta do país. Em comparação a julho de 2024, a receita do setor aumentou 11,1%.
Grande parte desse resultado tem origem em Foz do Iguaçu, destino consolidado no cenário nacional e internacional. As Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional e o Parque das Aves são os principais atrativos que impulsionam a rede hoteleira, restaurantes, comércio e serviços locais.
O desempenho confirma a força do turismo como motor da economia paranaense e gerador de oportunidades para a população.
Assessoria
Rádio Antena 1 Foz
104.5 FM