Entre os dias 19 e 22 de novembro, acontece a final dos Jogos Paradesportivos do Paraná, em Foz do Iguaçu. O evento conta com a presença de mais de dois mil participantes, de 49 cidades paranaenses.
Esta vai ser a edição com maior participação em toda a história. Em 2019, ela contou com a participação de 1.358 atletas. Em 2022, no retorno da pandemia, foram 1.377 participantes.
Os jogos contemplam decisões em 17 modalidades paradesportivas: 11 individuais – atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, golf 7, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, xadrez; e 6 coletivas – basquete, futsal, goalball, handebol, rugby e vôlei sentado.
Segundo o secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, a iniciativa faz parte da estratégia estadual de valorização do paradesporto, iniciada em 2019. “É uma vivência paradesportiva reunindo milhares de paratletas”, afirma. “Assumimos o compromisso de que o Paraná na nossa gestão seria referência no Brasil no paradesporto e isso felizmente está se concretizando”.
Mário Sérgio Fontes, coordenador do Paradesporto da SEES, afirma que os Jogos Paradesportivos do estado são o maior encontro das pessoas com deficiência amantes do esporte, tanto aqueles que estão em uma condição já da busca do alto rendimento, como aqueles que estão no início. “É o resultado de outros programas que acontecem dentro do nosso estado. Dentro do Centro de Referência com o Fomento, dentro da própria estrutura da Secretaria de Esportes – O Golf 7, por exemplo, é uma modalidade totalmente paranaense”, conclui.
Confira a programação e os locais dos jogos:
19 a 21/11 – Basquete (Ginásio de Esporte do SESC) 19 a 21/11 – Vôlei Sentado (Gin. Esp. Sebastião Flor)
19 a 22/11 – Futsal (Gin. Esp. Ronaldo Shmidel Nunes / Sest Senat)
19 a 22/11 – Goalball (IFPR – Instituto Federal Do Paraná – Campus Foz Do Iguaçu)
20/11 – Canoagem / Dragon Boat (Usina hidrelétrica Itaipu Binacional) 20/11 – Natação (Complexo Esportivo Costa Cavalcanti)
20/11 – Taekwondo (Centro de Convivência do Idoso – Afra Roth) 20/11 – Tênis (CTC Casa Americana Tênis) 20/11 – Xadrez (SESC) 20 e 21/11 – Badminton (Centro Comunitário da Vila C) 20 e 21/11 – Ciclismo (Jardim Ipê IV) 20 e 21/11 – Golf 7 (Campo do Libra / Centro de Convivência do Idoso – Afra Roth)
20 e 21/11 – Tênis de mesa (Grêmio Esportivo Social Foz do Iguaçu – GRESFI) 20 e 21/11 – Rugby (Centro De Convivência Érico Veríssimo) 20 a 22/11 – Atletismo (Complexo Esportivo Costa Cavalcanti) 20 a 22/11 – Bocha (Ginásio de Esportes da Guarda Mirim) 20 a 22/11 – Handebol (Complexo Esportivo Costa Cavalcanti)
ABERTURA
Com apoio do Conselho Regional de Educação Física (CREF), a abertura dos Jogos Paradesportivos terá a palestra de Lars Schmidt Grael, esportista, gestor e empresário. O encontro acontece no dia 19, às 20h, no Rafain Palace Hotel & Convention.
A 11° edição dos Jogos Paradesportivos é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte em conjunto com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.
PARADESPORTO
Nos últimos anos, graças a investimentos públicos como distribuição de kits paradesportivos aos municípios, o Paraná se tornou uma potência nessas modalidades.
Outra ação de sucesso é o programa Geração Olímpica e Paralímpica, que atua com bolsa-atleta, e se tornou uma grande vitrine esportiva dentro e fora do Estado e também uma referência em todo Brasil, inspirando diversos estados a criarem projetos seguindo o mesmo modelo.
Em 2023, Curitiba também se tornou sede do Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas, onde passaram a ser desenvolvidas modalidades de vôlei sentado, golfe 7, goalball, bocha paralímpica e rugby em cadeira de rodas, todas serão disputadas nos Jogos Paradesportivos.
Assessoria