Foz do Iguaçu foi a cidade escolhida para sediar o Abeta Summit 2024 – XXI Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, com data prevista para 30 de outubro a 02 de novembro do próximo ano. O anúncio foi feito durante a última edição do evento, realizado na cidade de Grão Mogol (MG), com a participação do Destino Iguaçu.
O evento organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) é considerado o principal encontro voltado ao turismo de natureza do país, e reúne operadores e consultores especializados, fornecedores de serviços e equipamentos, empresários, acadêmicos, gestores públicos, entre outros atores, para o debate de oportunidades do setor.
Na edição de 2023, que aconteceu entre 25 a 28 de outubro, participaram mais de 70 palestrantes. Entre os temas abordados, estiveram perspectivas do turismo brasileiro de natureza, impactos do turismo no clima, o papel do Legislativo no desenvolvimento do turismo, diversidade e acessibilidade no turismo e tecnologia voltada ao turismo.
Foz do Iguaçu foi representada com um estande na Exposição de Destinos “(Re) descobrindo o Brasil”. Também participou de talk show durante o evento e teve fala no encerramento do encontro, quando foi anunciada a cidade como sede da próxima edição.
“O ecoturismo tem apresentado um crescimento significativamente maior que o turismo convencional nos últimos anos, e Foz do Iguaçu possui um dos atrativos naturais mais importantes do mundo, além de várias áreas naturais com potencial de exploração turística”, afirmou o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana. “Nada mais orgânico do que a cidade se aproximar deste tipo de evento para compartilhar experiências, aprender sobre o assunto e promover nossos atrativos para um público focado no segmento”, complementou.
Edição 2024
“O Abeta Summit 2024 estar em Foz do Iguaçu é uma excelente oportunidade de trazer conhecimento ao nosso trade, demonstrar a relevância e os benefícios deste modelo de turismo para um destino turístico e posicionar o município como um indutor regional nesta prática”, considerou Alliana.
Para o diretor do Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), Rafael Andreguetto, o anúncio de Foz como sede do congresso é importante para todo o Paraná. “É um momento histórico que vem, juntamente com o desenvolvimento das unidades de conservação paranaenses, promover e incentivar o ecoturismo e o turismo de aventura”.
Assessoria