Paróquia São João Batista ganha arte sacra e vitrais nas vésperas do centenário

Igreja mais antiga de Foz do Iguaçu, a Paróquia São João Batista, localizada no centro da cidade, iniciou os preparativos para o centenário, que acontece em julho de 2024. A igreja vai ganhar arte sacra em toda a parte do teto e novos vitrais, entre outras novidades.

Estão em andamento, também, outras iniciativas e um projeto de abertura para visitação da casa paroquial – com salas temáticas. Para o centenário, a igreja terá ainda uma nova logomarca.

A arte sacra contará toda a história de Jesus Cristo, desde quando o anjo Gabriel anunciou o nascimento do messias até sua morte e ressurreição. A pintura no mezanino já começou e se estenderá até a parte superior do altar.

O autor responsável pela obra é o renomado artista plástico e sacro Marcílio Soares, de São Miguel do Iguaçu, vencedor de 96 premiações nacionais e internacionais, entre elas o 22º Salão de Artes Sacras Brasileiras, no Rio de Janeiro.

A imagem do Cristo, que fica no salão principal do pátio da matriz, também está sendo restaurada. Serão instalados vitrais nas portas e janelas com as imagens de cada passagem de São João Batista, padroeiro de Foz do Iguaçu, que dá nome à igreja.

A ideia é terminar esses trabalhos até janeiro do ano que vem, quando deve ser feito o lançamento oficial do centenário. Mas quem entra na matriz já pode perceber um cenário ainda mais bonito, com a toda a beleza dos afrescos pintados pelo artista consagrado.

Durante o jubileu, serão vendidos vários souvenires, como camiseta e copos, entre outras lembranças, com a marca do centenário. Uma programação especial também está sendo preparada para as festividades, que serão muitas até julho do ano que vem.

Como marco comemorativo, a coordenação da igreja, que tem à frente o pároco Wiliam Alves, pretende montar um calendário de eventos alusivos ao centenário “que deixe um legado para a comunidade de Foz do Iguaçu e seja um ponto turístico religiosos para quem visita Foz do Iguaçu”, como explica o padre.

A coordenação da igreja conta com a ajuda da comunidade e do empresariado para os preparativos, com carnês, ação entre amigos e outros eventos promocionais.

Reforma

A chegada da Igreja de São João Batista se funde com a história da cidade, o que faz dela um patrimônio. Essa é a segunda “reforma” da igreja desde 2013.  Confira aqui

Anteriormente, ela havia sido reformada em 1978.

História

Conheça a história da primeira igreja de Foz do Iguaçu neste link

 

 

 

 

 

Assessoria

Facebook
Twitter
× Como posso te ajudar?