Os presidentes do Paraguai e do Brasil fizeram nesta quarta-feira (31) uma visita técnica à Ponte da Integração, recentemente interligada sobre o Rio Paraná, que reforça a integração entre os dois países após 57 anos da inauguração do primeiro portal binacional.
Abdo e Bolsonaro se encontraram em meio à obra que liga as cidades de Presidente Franco (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil), no ponto onde foi colocada a última aduana em 17 de agosto, que envolveu a união de uma estrutura que um comprimento total de 760 metros.
Atualmente prosseguem os trabalhos complementares da ponte e a conclusão do projeto está prevista para o final de novembro deste ano.
“Após 57 anos, mais uma ponte, mais uma união, em local estratégico, que fortalecerá todo o processo de integração entre Paraguai e Brasil. Nós realmente consideramos isso um fato histórico”, disse o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, ao caminhar sobre a estrutura.
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro destacou a excelente relação que o Brasil tem atualmente com o Paraguai, o que permite avançar com esses projetos de interconexão que têm impacto regional, sendo ambos grandes países produtores de alimentos que necessitam dessas obras para seu transporte.
Nesse sentido, Bolsonaro destacou que outro dos projetos conjuntos com o Paraguai é o aproveitamento do Lago de Itaipu para a produção de pescado, que tem grande potencial de crescimento na região compartilhada pelos dois países.
“O Brasil está com vento na popa e o Paraguai vem com a gente. Um país que nos interessa, um país democrático, temos muitas coisas em comum na luta contra o crime organizado e o apoio do Paraguai é excepcional para nós”, disse o presidente brasileiro.
Assessoria