O turismo de Foz do Iguaçu vem numa crescentevertiginosa após a pandemia da covid-19 e se destaca na imprensa nacional e internacional. “O turismo voltou com força e já temos a chamada mídia espontânea em vários noticiários e programas nas emissoras de rádio e TV”, disse nesta segunda-feira (25) o prefeito Chico Brasileiro (PSD). Os atrativos locais pautaram programas e reportagens nas principais emissoras de TV do país.
“Temos ainda uma boa perspectiva de novos voos para este final de ano e o crescimento vertiginoso do turismo rodoviário”, ressaltou Chico Brasileiro. O prefeito lembra que, na última semana, a CNN destacou a eleição das Cataratas do Iguaçu como a sétima principal atração turística do mundo pelo levantamento “Travelers’ Choice 2022 – Best of the Best”, da Tripadvisor.
A atração é a primeira colocada da América do Sul na avaliação dos usuários, seu melhor histórico nos rankings da plataforma de viagens. Programas como Meu Paraná da Globo e as campanhas internacionais em portais e noticiosos dos EUA e na América Latina divulgam as imagens das Cataratas como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
O resultado, segundo Chico Brasileiro, já reflete nos números de visitação. No primeiro semestre de 2022, foram registrados mais de 550 mil turistas no Parque Nacional do Iguaçu. No mesmo período, em 2021, esse número foi pouco maior que 205 mil pessoas.
As Cataratas do Iguaçu receberam 554.390 visitantes de janeiro a junho; o Parque das Aves ultrapassou as 270 mil visitas; a Itaipu Binacional recebeu mais de 218 mil pessoas; e no Marco das Três Fronteiras o número de visitantes ficou acima de 180 mil.
Retorno
Chico Brasileiro aponta ainda que a cidade já está recebendo um forte turismo rodoviário, citou como exemplo os ônibus de excursão das regiões sudeste e nordeste, e destaca ainda o trabalho da gestão integrada do turismo na divulgação do destino.
“É um trabalho conjunto da prefeitura, Secretaria de Turismo, Itaipu Binacional, Governo do Estado, Conselho Municipal de Turismo e das empresas do setor. Essa ação se dá na divulgação do destino e também na atração de novos voos, empreendimentos e grandes eventos para Foz do Iguaçu. É um trabalho conjunto e muito positivo”.
O retorno expressivo do turista estrangeiro, segundo Chico Brasileiro, é esperado com a ampliação dos voos para o primeiro semestre de 2023. “Nós teremos o retorno dos 100% dos números iguais ao de 2019 e tenho que certeza que nos próximos anos, vamos bater recordes novamente e superar a marca dos dois milhões de visitantes”.
Investimentos
O prefeito lembra ainda que em dezembro começa a nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu com investimentos previstos de R$ 500 milhões em cinco anos e que neste ainda este ano inicia a construção de um aquário na Avenida das Cataratas, um investimento de R$ 100 milhões.
“São muitos investimentos no setor de turismo, o que nos dá uma certeza muito positiva para a cidade, principalmente com a criação de novos empregos e as oportunidades de novos negócios aos empresários da cidade, seja na prestação de serviços, ou na abertura de novos empreendimentos”.
O Natal de Águas e Luzes, que teve sua primeira edição em 2021, é apontado pelo principal não só como uma atração ao turismo regional como para os moradores da cidade. “Os iguaçuenses gostaram muito do natal do ano passado. E nós vamos fazê-lo com apoio da Itaipu, do Governo do Estado e das empresas”.
“Os moradores da região, do Paraguai e da Argentina se encantaram com os shows e as luzes. Brevemente, vamos anunciar a programação que também será mais um atrativo bem próximo às festas de fim de ano que são realizadas pelos hotéis”.
GDia