Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu adere ao Movimento Vacina Mais neste sábado

Todas as Unidades Básicas de Saúde abrirão no sábado (23), em adesão ao Movimento Vacina Mais, para aumentar a cobertura imunológica da população de Foz do Iguaçu. A iniciativa do Governo do Paraná continuará na próxima semana – de 25 a 29 de julho – e envolverá todos os equipamentos da Atenção Primária. Apenas a Unidade Básica 24 horas Padre Ítalo Paternoster não irá aderir ao movimento de vacinação.

No sábado, as UBS’s São João, Morumbi II, Profilurb II, Jardim América e Cidade Nova estarão abertas das 9 às 21 horas. As demais atenderão o público apenas até às 15 horas. Na semana seguinte, as mesmas unidades vacinarão até às 20 horas, exceto as UBS’s Vila Adriana, Parque Presidente, Ouro Verde e Jardim Jupira que mantêm seus horários de atendimento até às 13h.

Durante a ação, a população poderá tomar as doses de reforço contra a Covid-19 e contra a gripe e atualizar o Cartão de Vacina das crianças ou de qualquer pessoa que deixou de tomar os imunizantes do calendário. A baixa adesão às campanhas de vacina preocupa os gestores da saúde pública que pretendem facilitar o acesso para quem deixou de se imunizar devido aos compromissos pessoais.

As maiores baixas são registradas com os reforços – terceira e quartas doses – contra a Covid-19 entre a população acima de 40 anos e, também, adolescentes. A vacina contra o sarampo é outro fator que chama a atenção. Apenas 67% das crianças receberam a tríplice viral que também evita doenças como caxumba e rubéola.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, é possível atribuir o expressivo aumento de casos das doenças respiratórias entre a população à falta de conscientização das pessoas sobre a importância das vacinas. “Desde que começou o inverno, tivemos um crescimento considerável de pacientes procurando as UPAs. Por isso estamos estendendo os horários para que todos possam se vacinar”, explicou.

Balanço

Desde o início da campanha de vacina contra a Covid-19, Foz do Iguaçu recebeu 683.963 doses dos imunizantes. Até o momento foram aplicadas 639.464, entre todas as doses. Os índices mais altos foram registrados apenas com as duas doses iniciais entre a população acima de 18 anos: 121% com a primeira dose e 113% na segunda. Nessa faixa etária, apenas 58,7 % tomou primeiro reforço e 24,2 %, o segundo.

Os demais grupos apresentam o seguinte cenário: Crianças (5-11 anos) 60,58% receberam a dose I e 39,55% a dose 2. Entre os adolescentes (12 -17 anos) 99,3% e 84,8%, respectivamente. Apenas 12% tomaram a dose de reforço.

Quanto à influenza, apenas 49% das crianças de 6 meses a menores de 5 anos foram vacinadas. Em relação aos demais públicos prioritários para receber o imunizante, 59,8% dos idosos foram vacinados; 49,4% dos trabalhadores da saúde; 44,10% dos professores e 35,5% das gestantes.

A diretora da Atenção Básica, Marcia Batista, disse que nos próximos dias deverá ter novidade com relação a vacina contra Covid-19 em crianças de 3 a 4 anos. “Estamos aguardando a liberação da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), que deverá enviar novas doses do imunizante Coronavac para atender esse público”, ressaltando que a conscientização dos pais é fundamental para evitar novos surtos da doença.

 

 

 

 

 

Assessoria

Facebook
Twitter
× Como posso te ajudar?