Encontro vocacional reúne em Foz bispos e mais de cinco mil jovens do Brasil, Paraguai e Argentina

Foz do Iguaçu recebeu no último domingo (17) um grande encontro vocacional da igreja católica, que reuniu bispos de várias regiões e mais de cinco mil jovens de diversas partes do Brasil, além da Argentina e do Paraguai. O evento, promovido pelo movimento Caminho Neocatecumenal, foi realizado nas dependências do Centro de Convenções, com o apoio da diocese local.

O encontro teve início oficial às 14h. Antes, porém, os jovens fizeram um breve passeio pela região central de Foz e se reuniram em oração na Praça do Mitre. Bandas, que comemoravam o Dia do Rock na ocasião, silenciaram o som por alguns minutos em respeito aos peregrinos.

Na parte da tarde, Dom Sérgio de Deus Borges, bispo de Foz, presidiu a celebração ao lado de Dom Ângelo Pignoli, bispo emérito de Quixadá (CE); Dom Benedito Gonçalves, bispo da diocese de Presidente Prudente (SP); além dos padres José Floqué e Raúl Viana.

A assembleia teve início com a celebração da palavra. Para encorajar os jovens à vida cristã, o padre José Folqué leu testemunhos e conversou com os jovens sobre fé e discernimento vocacional.

Além do Brasil, os participantes do encontro passaram também por outros países antes de desembarcar na Tríplice Fronteira. Em seu trajeto eles foram acolhidos por famílias que integram o movimento do Caminho Neocatecumenal.

Um dos momentos mais importantes do encontro em Foz foi à realização da chamada vocacional, momento em que os jovens são chamados à vida religiosa. Aqueles que respondem ‘sim’ a convocação passam a ser acompanhados por freiras (no caso das moças) e padres (no caso dos meninos), ficando também à disposição para partir em missões pela igreja.

“Quem coloca a sua vida, sua pouca fé, nas mãos de Jesus, Ele que é grande forte e poderoso não será decepcionado… Ele que ressuscitou, está vivo e está na nossa frente abrindo caminho… Ele está aqui conosco, está vivo e conta com cada um de vocês”, destacou Dom Sérgio em um momento de reflexão.

 

Peregrinos das missões 

Antes de chegar em Foz, os grupos de jovens fizeram uma peregrinação, passando por santuários e evangelizando pelas ruas. Dentre os locais visitados estão o Centro Histórico de Santo Ângelo, o Santuário do Caaró e o sítio arqueológico de São Miguel das Missões. Os visitantes assistiram a palestras com o pesquisador e sócio do Caminho das Missões, José Roberto de Oliveira; e acompanharam celebrações religiosas.

 

O Caminho Neocatecumenal

Caminho Neocatecumenal é um Itinerário de Iniciação Cristã que constitui um dos frutos do Concílio Vaticano II, e busca levar às paróquias a riqueza de viver a fé em pequenas comunidades, como faziam os primeiros cristãos na igreja primitiva.

O movimento nasceu na década de 1960, em Madri, Espanha, com Kiko Argüello e Carmen Hernández, e se estendeu pelo mundo todo, estando presente em 134 nações dos cinco continentes. No Brasil, encontra-se em 100 dioceses, com mais de 1.800 comunidades.

Na Diocese de Foz do Iguaçu, o Caminho Neocatecumenal chegou em 1.989, sendo que, atualmente, há 10 comunidades: sete em Foz do Iguaçu e três em Matelândia.

 

Fé e política

Também neste final de semana a diocese de Foz promoveu um encontro de discussão  política, durante o qual foi apresentada uma Cartilha de Orientações para as Eleições 2022. Estiveram presentes no encontro o juiz eleitoral Ariel Nicolai e o professor Paulo Batista.

Diversos membros da igreja, religiosos e leigos, participaram do evento e aproveitaram para tirar dúvidas. “A igreja não faz política partidária, ela respeita a laicidade e oferece as condições nas quais uma política sadia com a consequente solução dos problemas sociais pode amadurecer”, disse o bispo Dom Sérgio durante o encontro.

 

 

 

 

GDia

Facebook
Twitter
× Como posso te ajudar?