A partir de segunda-feira (18) começa o período de férias para os mais de 25 mil alunos da rede municipal de ensino em Foz do Iguaçu. O primeiro semestre de 2022 foi desafiador e importante para estudantes e professores, após os períodos mais graves da pandemia da Covid-19. O retorno às aulas está previsto para o dia 26 de julho.
Conforme conta a secretária da Educação, Maria Justina da Silva, a pandemia modificou todo o planejamento anual dos professores, além de trazer a necessidade de adaptação às medidas de segurança. Para o início de 2022 foi necessário reestruturar a metodologia para que a recepção dos alunos fosse positiva.
“Foi um período inesperado para todos, que exigiu uma entrega e uma dedicação ainda maior dos professores, alunos e familiares. Quando retornamos, sabíamos que seria uma missão e tanto, mas com uma equipe competente, conseguimos iniciar essa recuperação”, disse.
Reforço no ensino
Para recuperar conteúdos e auxiliar alunos com dificuldade de readaptação, foram ampliadas as salas de apoio no contraturno escolar e contratados mais de 270 novos servidores para a educação, sendo 137 professores nível I, 42 professores de educação física, 5 psicólogos educacionais e 3 assistentes sociais, além de 69 professores de educação infantil e 16 secretários de escola.
“Mesmo com os esforços para o ensino on-line, nada substitui o método dentro de sala de aula, com professores acompanhando cada aluno e ensinando presencialmente. Esse foi um dos nossos referenciais”, completou Justina.
Novos projetos
O primeiro semestre de 2022 marcou ainda o início de dois importantes projetos para a educação municipal: o programa “Inglês na Escola” e o ensino em período integral para escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
As aulas de inglês são ministradas para os 3.481 alunos do 4º ano, em todas as 50 escolas municipais de Foz. São aproximadamente 30 professores que ensinam o idioma utilizando materiais didáticos utilizados que abordam as características de Foz do Iguaçu, como o turismo e a diversidade de povos.
Assessoria