Faltam apenas 40 metros para a união do vão central da Ponte entre Brasil x Paraguai

No canteiro de obras brasileiro da Ponte da Integração continuam sendo executadas as pré-montagens das Aduelas, sendo elas as unidades 6.18 e a Aduela de Fechamento que fará a união do Vão Central da ponte entre Brasil e Paraguai. Durante o mês, as atividades se sucederam com o posicionamento das lajes pré-moldadas sobre a Aduela Metálica 6.16 já no vão livre da ponte.

Também foram executadas a concretagem de interligação das mesmas sobre a unidade metálica, bem como o tensionamento do 16º par de estais em direção ao rio. Ainda no mês ocorreu o lançamento da Aduela Metálica 6.17 no vão central da ponte para o processo de solda, bem como a consolidação da laje que compõe a Aduela e seu estaiamento.

 

Outro lado

As pré-montagens das Aduelas Metálicas no canteiro de obras paraguaio continua em andamento com as unidades: 5.17 e 5.18. No Vão Central do tabuleiro continuam sendo executadas as armaduras dos guarda-rodas e bases do futuro guarda-corpo.

No período, ocorreu o lançamento das lajes pré-moldadas sobre a Aduela Metálica 5.15, concretagem das mesmas e tensionamento das cordoalhas que compõem o 15º par de estais em direção ao vão central da ponte. Ainda houve o lançamento da Aduela Metálica 5.16 no vão central da ponte para o processo de solda, bem como prevista a consolidação da laje que correspondente à Aduela e o tensionamento dos cabos.

 

Meio ambiente

Programa de Monitoramento de Atropelamento de Fauna Durante o mês de julho foi executada a 9ª campanha do programa de monitoramento de atropelamento de fauna. O monitoramento de animais atropelados por todo o trecho do traçado da rodovia de acesso, que ligará a segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai até a BR 277 é uma atividade prevista dentro do licenciamento ambiental das obras, executado pelo IBAMA.

Este programa tem por objetivo acompanhar o deslocamento de fauna durante a implantação da ponte e do acesso, considerando os respectivos caminhos de serviço, além de identificar e avaliar as zonas de maior risco de atropelamento da fauna na região, conforme o Plano Básico Ambiental resultante do Estudo de Impacto Ambiental, realizado anteriormente ao início das obras.

A execução do programa consiste em percorrer todo o trecho onde será implantada a rodovia de acesso, por meio das principais vias mais próximas a este traçado, registrando-se e identificando os animais, bem como vestígios de animais, encontrados em situação de através de um software específico que fornece estatísticas que apontam para as áreas mais críticas e as espécies mais registradas, entendidas como as mais vulneráveis a atropelamento.

Os resultados das últimas campanhas apontam animais domésticos com maior registro de atropelamentos no trecho percorrido, em seguida está a pomba-de-bando ou avoante e gambás. Algumas medidas são importantes para prevenção de acidentes envolvendo atropelamento de fauna, como evitar que animais domésticos circulem sozinhos e sem guias pelas vias, evitar distrações ao volante e atrasos que resultem em aumento de velocidade e reduzir a velocidade ao trafegar por áreas residenciais ou vias próximas a fragmentos de mata.

 

 

 

 

 

 

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