A Diocese de Foz do Iguaçu está organizando um evento aberto ao público para discutir assuntos pertinentes à vivência da política, a relação com os cidadãos e os direcionamentos da igreja. O objetivo é esclarecer dúvidas da comunidade e incentivar a participação ativa e consciente nas eleições.
O encontro está programado para o dia 16 de julho (sábado), das 14h às 16, na capela Nossa Senhora da Rosa Mística, localizada na Avenida Silvio Américo Sasdelli, n° 3818, Conjunto Imperatriz. Na oportunidade estarão presentes o professor Paulo Batista, o bispo Dom Sérgio de Deus Borges e o juiz eleitoral Ariel Nicolai Cesa Dias.
Durante o evento, que abordará o tema “Política à luz da fé”, será apresentada uma cartilha de orientação política, elaborada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O compilado tem 24 páginas e é composto por imagens, ilustrações e indicações para vídeos por meio de QR Codes.
O conteúdo é disposto de forma didática, com uma linguagem simples e de fácil compreensão para que grupos possam discutir e refletir de forma clara e acessível os assuntos ligados à política em suas várias vertentes.
A cartilha é elaborada em todos os anos de eleições desde 2008, sendo uma iniciativa do episcopado paranaense. O intuito inicial era ajudar os cristãos a discernir para a escolha de bons candidatos.
“Voto não tem preço, mas tem consequência. As cartilhas trazem indicações básicas sobre o universo da política, reforçando aquilo que a política tem de positivo, nobre e essencial para a vida em sociedade. As orientações podem inspirar a elaboração de textos mais breves e cartilhas apropriadas às diversas realidades locais do Brasil”, destacou a CNBB.
A confederação lembra ainda que a igreja não tem lado político. A função dos textos da cartilha é apenas esclarecer sobre como funciona a democracia em um contexto geral para os leigos no assunto, podendo ser lida por qualquer religião ou membro da sociedade.
“Essa é a posição da Igreja Católica e da CNBB, que não se identifica com nenhum partido ou ideologia política, mas é comprometida com a democracia e o bem comum, com o objetivo de que todos tenham condições de viver com dignidade, desde a sua concepção até o seu fim natural”, ressaltam os sacerdotes responsáveis.
Produção
Em 18 anos de ação, nesta edição a cartilha possui uma característica original, pois está embasada no pensamento do Papa Francisco quanto à política, expresso na sua mais recente encíclica social: “Fratelli Tutti – Sobre a fraternidade e a amizade social”. No documento, o Papa dedica um capítulo inteiro à política, ao qual intitula “A política melhor”.
Para a produção da Cartilha de Orientação Política 2022, foi formada uma comissão, composta pela assessoria política da CNBB, por bispos, padres e leigos peritos em várias áreas do conhecimento e da comunicação.
A cartilha pode ser adquirida pela internet, basta entrar em contato com a CNBB pelo e-mail: vendas@cnbbs2.org.br ou pelos telefones: (41) 3224-7512 / (41) 99955-9980. O valor é de apenas R$ 1,30.
Outras ações
A Diocese de Foz é responsável por paróquias de 14 municípios do Oeste e realiza diversas ações. Em atenção ao ano eleitoral, em abril foi ministrado um fórum de política, com a presença de um professor e dois deputados. Na oportunidade a comunidade pode esclarecer algumas das principais demandas da sociedade atual, além de receber orientações.
GDia