Criado em âmbito estadual por meio do decreto 4.905, de 6 de junho de 2012, o Batalhão da Polícia Militar de Fronteira foi pioneiro na aplicação de policiais militares na Estratégia Nacional de Segurança das Fronteiras (ENAFRON) por meio do emprego de uma unidade policial militar especializada em atividades específicas de Preservação da Segurança Pública na região de Fronteira.
Inaugurado oficialmente em 25 de julho de 2012, o BPFRON completa em 2022 dez anos de existência. A sede do Batalhão está situada no município de Marechal Cândido Rondon e tem companhias em Guaíra, Santo Ântonio do Sudoeste, além da 1º companhia que também pertence a cidade-sede. A faixa de fronteira e atuação do BPFRON compreende uma parcela de 139 municípios do Paraná, o que corresponde a mais de um terço de todo o Estado. O BPFRON conta também com pelotões especializados no policiamento náutico e emprego de cães, destacando-se a nível nacional pela sua competência no desempenho da função.
De 2012 pra cá o batalhão expandiu fortemente em atuação operacional. Hoje, os policiais militares do BPFRON, altamente treinados e especializados no policiamento de fronteira, no combate diário a criminalidade na região fronteiriça do Estado, possuem novo fardamento, adquirido nos últimos anos com o apoio da Justiça Federal da Comarca de Guaíra, equipamentos com alta tecnologia, viaturas e embarcações para auxiliar nos trabalhos dos policiais militares na atuação policial, com recursos advindos do Estado do Paraná e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Operando de forma conjunta com outras unidades da Polícia Militar do Paraná e de modo integrado com Instituições Externas como as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal, com apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, O Batalhão atingiu números extraordinários nos indicadores de atuação na região de fronteira nesses 10 anos, registrando neste período apreensão de mais de 160 toneladas de drogas; registrando cem toneladas somente nos últimos três anos.
Apresentamos ainda como resultados destes dez anos de trabalho:
A apreensão e retirada de circulação de mais de 1.000 armas de fogo e 36 mil munições;
A recuperação de aproximadamente 700 veículos que foram furtados ou roubados do cidadão brasileiro e estrangeiro
A apreensão de mais de 46 toneladas de defensivos agrícolas que adentravam clandestinamente no território nacional;
A apreensão de quase 130 milhões de maços de cigarro;
Sendo, detidas ainda, 5.122 pessoas relacionadas a esses crimes transnacionais.
Isso tudo impactando diretamente em uma cadeia criminosa, interrompendo ciclos e causando prejuízo a criminalidade.
Os números são espetaculares e servem como motivação e combustível para a continuidade das ações e operações policiais na região de fronteira.
É uma honra fazer parte dessa barreira imponente que defende o país das atividades criminosas transfronteiriças. Nessa década de existência, contabiliza-se que este Batalhão da Polícia Militar do Paraná causou um prejuízo estimado ao crime organizado que nos próximos dias atingira a marca de R$1 bilhão de reais.
A Polícia Militar do Paraná faz a diferença para a sociedade e o BPFRON faz a diferença na proteção da nossa fronteira aqui no oeste e sudoeste do Estado.
BPFRON/PMPR
Disque denúncia: (44) 9 9985-2726
Disque denúncia 181
Assessoria