Dia do Desafio movimentará escolas e empresas de Foz na próxima semana

Mundialmente celebrado em maio, o Dia do Desafio terá uma programação especial na próxima quarta-feira (25) em Foz do Iguaçu. Com o tema “Ocupar espaços e reunir pessoas”, a 28ª edição da mobilização não será de disputa entre cidades, como ocorreu em edições anteriores, mas de autodesafio: os municípios são convidados a incentivar as suas populações para ultrapassarem os números de participantes de 2019, último ano em que o evento foi realizado presencialmente.

Uma extensa lista de atividades está sendo montada pelo Sesc de Foz e englobará ações na própria unidade, exercícios nas escolas e mobilização em empresas de diversos seguimentos na cidade. A participação das unidades educacionais já foi aprovada pela Prefeitura Municipal e cada local ficará livre para montar sua performance. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

“O dia do desafio é um evento de grande importância, pois fomenta a prática de exercícios físicos de forma regular. Estimula as pessoas a se organizarem, incluindo na rotina diária um horário para a realização de práticas de atividades físicas. Essas ações contribuem para a diminuição do sedentarismo e, consequentemente, proporcionam uma melhor qualidade de vida à população”, destacou gerente executivo do Sesc, Osiel de Souza.

Mesmo com as restrições da pandemia, a ação movimentou Foz no ano passado. Servidores e pacientes das Unidades Básicas de Saúde, academias e empresas realizaram exercícios simples, como alongamentos e corrida estacionária, para quebrar a rotina e dar um novo ânimo.
Para participar neste ano é bem simples. Basta realizar, entre as 0h0 e 21h do dia 25, qualquer atividade física por pelo menos 15 minutos e registrar a prática em vídeo. Na sequência é só anexar a ação no site: site www.sescpr.com.br/ddd, com nome, telefone, cidade e número de pessoas envolvidas no exercício.

O objetivo deste ano é mobilizar 364 municípios paranaenses e mais de três milhões de pessoas. Para alcançar estas marcas, 30 unidades do Sesc-PR, em 27 cidades, estão ativas para o Dia do Desafio.

“O contexto social e sanitário destes novos tempos reforça ainda mais a importância de adotarmos um estilo de vida ativo e saudável. Assim, toda a rede de parceiros do Dia do Desafio no Continente Americano foi convidada a se mobilizar comunitariamente, e somar esforços para o enfrentamento dos elevados indicadores de inatividade física da população em geral”, ressaltou o Sesc.

 

Conheça a origem do Dia do Desafio 

Criado em 1984 pela entidade esportiva canadense, ParticipAction, o Dia Mundial do Desafio foi difundido pela Associação Internacional de Esportes para Todos (Tafisa), com sede na Alemanha.

A data é marcada pela mobilização de milhares de pessoas ao redor do mundo realizando atividades físicas de qualquer porte ou segmento sempre na última quarta-feira do mês de maio.

A ideia central do desafio é combater o sedentarismo e estimular a adoção de uma vida saudável e ativa que garanta longevidade e bem-estar. O Brasil entrou no hanking em 1995 e desde então tem marcado forte presença. No Paraná a iniciativa já contabilizou de 1997 a 2021 mais de 90 milhões de participações.

 

 

 

 

GDia

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?