Catedral dá início aos preparativos para a 14ª edição da Festa Maína

Após dois anos de restrições, a tradicional Festa Maína voltará a acontecer em Foz do Iguaçu. O evento, que é organizado pela Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, com apoio da Itaipu Binacional, será realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio, com uma ampla programação.

Diferente dos anos anteriores, quando a festa acontecia no Gramadão da Vila A, este ano o arraial será realizado no estacionamento da catedral. Na abertura, dia 27, as comemorações iniciam às 19h. Nos dias 28 e 29 o público já poderá desfrutar do espaço a partir das 11h.

Neste ano a festa, que abre as comemorações de São João na fronteira, chega a sua 14ª edição. Durante os três dias de celebração haverá muita música ao vivo com artistas locais, barracas com comidas caseiras e doces como pamonha, milho verde, pipoca, pastel, espetinho, cachorro-quente, cocada, churros e o famoso pão de Guadalupe.

Para as famílias que desejarem uma refeição mais completa, haverá opção de almoço com feijoada, carne com mandioca, shawarma e outras delícias. Para distrair e alegrar as crianças, será montado um espaço com brinquedos infláveis para que os pequenos possam se divertir com segurança na presença dos pais.

O roteiro integra ainda apresentações de quadrilha, concurso de sinhazinha, pescaria, exposição e venda de artesanatos e outras atrações. A programação completa será divulgada com detalhes nas próximas semanas. Além de levar diversão saudável à população iguaçuense, a Festa Maína também serve para arrecadar fundos para o término da obra da catedral, que iniciou no último mês a colocação dos vitrais.

“O Objetivo de organizar e realizar uma festa como esta é oferecer momentos de integração com as demais lideranças das capelas da paróquia catedral e promover a valorização e preservação da cultura popular, do lazer, diversão e cultura dos fiéis de Foz e região, ajudando-os a crescer no espírito comunitário. O evento também tem como intuito aumentar a captação de recursos, para que seja possível o término da nossa catedral e que a mesma seja mantida em boas condições para atender as necessidades da comunidade”, explicou a organização.

 

Vitrais da catedral encantam moradores 

O primeiro vitral da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe foi concluído no dia 20 de abril. Seu desenho representa a ascensão de Jesus e a coroação de Nossa Senhora como rainha do céu e da terra. Na imagem são representados ainda a águia, o elemento ar e o evangelista João.

A beleza do ornamento encantou os moradores, que já tem uma grande expectativa para a conclusão da catedral, que está com a obra em mais de 70% finalizada. Serão instalados ainda outros 31 vitrais com imagens sacras. Em torno de 12 terão cerca de 80 metros de altura e os demais um metro e meio.

“Estas obras de arte, pelas cores vão representar os quatro elementos: água, terra, fogo e ar; as figuras representam os quatro evangelistas: Marcos, Mateus, Lucas e João Batista; e conclui a simbologia com a Santíssima Trindade”, explicou o padre Clodoaldo.

 

 

 

 

GDia

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?