Mulçumanos celebram o fim do mês sagrado do Ramadã

A comunidade árabe de todo o país comemorou o fim do ramadã, período marcado pelo calendário lunar com a chegada da lua crescente. Nesta segunda-feira (02), seguindo a tradição, um café da manhã foi servido a toda a comunidade muçulmana na Mesquita Omar Ibn Al-Khatab. A celebração contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro e demais autoridades.

O Sheik Oussama Zahed ressalta que a celebração do fim do Ramadã é o resultado da prática religiosa que aproxima as pessoas. Para o líder da comunidade árabe, o jejum é a oportunidade de unir as famílias. “Durante todo o mês, fortalecemos a união, a amizade. Criamos laços familiares sólidos. Na oração noturna, em grupos, buscamos a purificação do corpo e alma dos seres humanos”.

O prefeito Chico Brasileiro comemorou a integração das comunidades religiosas, que comprovam que Foz do Iguaçu é a cidade de todos os povos. “Reconhecemos a tradição árabe. O Ramadã é um período de muito respeito, em que as tradições são colocadas em prática. E isso representa Foz do Iguaçu, que conta com uma multiculturalidade e multireligiosidade que temos em nossa fronteira, e a comunidade árabe atua com perfeição promovendo essa  integração no município”.

Para o novo secretário de Segurança Pública, tenente-coronel Marcos Antonio Jahnke, o momento marca a união entre os povos. “Hoje pudemos comprovar que Foz do Iguaçu, com mais de 70 etnias, caminha no único sentido, de união. Parabenizo por esta celebração, pelo fim deste período de reflexão e oração por parte dos membros da comunidade islâmica”.

 

Fim do Ramadã

Foz do Iguaçu conta com a segunda maior comunidade árabe do Brasil. Com o fim do Ramadã, período de 30 dias, as duas mesquitas ficam lotadas com fiéis que se reúnem para rezar e agradecer. A celebração conta com um banquete de culinária árabe. Um momento festivo entre amigos e familiares. Para o Sheik, “depois do sacrifício, vem o reconhecimento.”

Ramadã é o mês sagrado para a religião islâmica em todo o mundo. Foi neste mês que o sagrado alcorão foi revelado pelo profeta Muhammad, que é considerado o último profeta de Deus.

 

 

 

 

 

Foto: Roger Meireles
Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?