Programa de Orientação para a Aposentadoria (OPA) está com inscrições abertas

A Secretaria Municipal de Administração, através da Diretoria de Saúde Ocupacional e da Supervisão de Promoção à Saúde do Servidor, abriu as inscrições para a quinta edição do Programa de Orientação para a Aposentadoria (OPA). Os servidores interessados têm até o dia 07 de março para se cadastrarem no programa. A inscrição pode ser feita pelo email-fozps@gmail.com ou pelo whatsapp 45984233151.

A abertura do preparatório para a aposentadoria acontecerá no dia 09 de março, às 08h, na sede da Diretoria de Saúde Ocupacional, situada na Praça Getúlio Vargas 69.  Ao todo, serão ofertados cinco módulos de treinamento. As atividades acontecerão uma vez por semana, sempre das 8h às 12h, na sede da diretoria.

O primeiro módulo acontecerá no dia 16 de março com o tema: Cuidados com a Saúde Mental/Cuidados com a Saúde Física. O segundo será no dia 23 de março e abordará a Preparação financeira; o terceiro acontecerá no dia 30 de março e tratará de temas da Previdência/Fozprev; o penúltimo módulo no dia 06 de abril capacitará o aposentado para usufruir o novo período de liberdade, e, por fim, o encerramento será no dia 13 de abril, com uma atividade multidisciplinar intitulada “Como começar a pintar um novo caminho?”.

OPA

O objetivo da OPA é orientar, refletir, priorizar e planejar essa fase marcada por importantes impactos na vida de quem se aposenta. “A melhor maneira de nos prepararmos para uma aposentadoria saudável, com qualidade física, mental e financeira, é a partir do planejamento e execução das ações que realizamos hoje”, expressou o supervisor da Diretoria de Saúde Ocupacional, Emerson Oliveira.

O programa foi lançado em 2019, após uma capacitação da equipe mediada pelo Dr. José Carlos Zanelli, que é referência no Brasil no que se refere à aposentadoria.

“Essa foi uma importante ação governamental, porque traduz a preocupação da gestão quanto à seriedade com que deve ser tratada esta fase da vida do servidor. Continuaremos fortalecendo o programa que tem promovido um novo olhar para esta etapa tão desafiadora do indivíduo”, enfatizou a diretora da Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima.

Além dos treinamentos, a prefeitura também organiza todo ano uma comemoração especial para coroar a aposentadoria dos servidores.

Inspiração

O servidor aposentado Paulo Ferreira da Rocha Filho foi um dos participantes das últimas edições da OPA e ele representou com o artigo “Aposentado” todo aprendizado adquirido nos preparatórios e na sua experiência de vida”.

“Finalmente aposentadoria. É o prêmio de quem passou décadas se acordando cedo para mais um dia de labuta. Antes era aquele corre corre sem fim para fazer quase tudo ao mesmo tempo. Sem contar as atividades que estavam a esperar em casa. Agora tudo mudou tão de repente, um freio na velocidade da vida. Ao nascermos, encontramos um mundo construído que o deparamos, desfrutamos  e contemplamos. Aposentadoria é um acordo tácito de gerações e, como tal, cada uma constrói o mundo para a que vem depois.

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?