Prefeitura e SENAI formaram 143 pessoas nos cursos da Carreta do Conhecimento

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) entregam nesta terça-feira (31), ao longo do dia, os certificados de conclusão para as últimas três turmas que realizaram os cursos de aperfeiçoamento profissional na área da cozinha, ofertados na Carreta do Conhecimento.

Durante pouco mais de um mês, 143 alunos concluíram os cursos de elaboração de doces, elaboração de salgados e fabricação de pães e bolos, cada um com a carga horária de 80 horas. As vagas foram ofertadas prioritariamente para as pessoas inscritas no Cadastro Único ou beneficiárias de programas do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Nesta terça-feira (31), a Carreta do Conhecimento se despede de Foz do Iguaçu e segue para Santa Mariana, região Norte do Paraná, para dar continuidade ao projeto que oferta conhecimento e promove o empreendedorismo.

Os cursos na área de panificação terão continuidade em outubro na sede da Secretaria de Assistência Social. “Estamos reestruturando a cozinha para darmos continuidade a esses cursos, que são tão importantes e fazem a diferença na vida das pessoas”, adianta o diretor do SUAS, André dos Santos.

 

Mundo do Trabalho

A parceria entre a Prefeitura e o SENAI vem desde 2018 com a oferta de diversos cursos nas áreas de alimentos, têxtil, gestão, refrigeração e tecnologia da informação. “Essa parceria assertiva para o mundo do trabalho vem produzindo êxito no processo de inclusão e na ampliação de possibilidades, especialmente para a população mais vulnerável”, afirma o secretário de Assistência Social, Elias de Sousa Oliveira.

“Quando falamos em melhorar as condições, sabemos que precisamos dar as ferramentas adequadas e é isso o que temos feito. O importante é criar as condições necessárias para mudar a realidade dessas pessoas”, complementa Elias.

Para a coordenadora de educação do SESI/SENAI, Julia Santana Ribeiro, a parceria ganha ainda mais resultados com a satisfação dos alunos ao término de cada curso. “O resultado dessa parceria cheia de declarações de carinho, reconhecimento, resultados e dedicação de muitas ‘mãos’ frutifica e fortalece o mercado de trabalho, empodera mulheres, e surgem novos empreendedores. A cada turma formada temos a certeza de que a educação transforma vidas”, comenta.

 

Carreta do Conhecimento

Os cursos de cozinha começaram a ser ofertados na Carreta do Conhecimento no dia 27 de julho e terminaram hoje, dia 31 de agosto. Por eles passaram alunas como Enedir Padilha, que desde criança gosta de fazer pães caseiros, mas buscou uma forma de profissionalizar o conhecimento. “A troca de experiência é o mais importante e aprendizado nunca é demais. Estar aqui é uma terapia”, disse.

Josiane Mânica terminou hoje os dois cursos que conseguiu conciliar nos últimos dez dias: o de produção de doces e fabricação de pães. “Trabalhei muitos anos com o turismo, mas por conta da pandemia, precisei buscar outras fontes de renda. O próximo passo é fazer os cursos de salgados e pizza”, diz.

Em breve, a Secretaria de Assistência Social abrirá inscrições para novas turmas através dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). As informações serão divulgadas oficialmente pela Prefeitura.

 

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?