Em votação nesta quinta-feira, 19, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.984/2021, que “denomina ‘Ponte Jaime Lerner’ a nova ponte de integração Brasil-Paraguai”. A proposta é de autoria do deputado Evandro Roman (Patriota-PR), que tem base eleitoral em Cascavel. O projeto segue para deliberação do Senado Federal.
O projeto, de dois parágrafos, não foi discutido com as instituições de Foz do Iguaçu e Puerto Franco, cidades que serão ligadas pela nova ponte. Entidades e a Câmara de Vereadores iguaçuenses posicionaram-se contra a proposta; a prefeitura não emitiu posição sobre o tema.
“Este projeto de lei tem o objetivo de dar à nova ponte que integra o Brasil ao Paraguai o nome de um dos maiores expoentes da política, arquitetura e urbanismo nacionais: o paranaense Jaime Lerner”, justificou o parlamentar.
A obra é uma reivindicação antiga da comunidade das Três Fronteiras, sendo custeada com recursos da Itaipu Binacional. A pedra fundamental da construção, lançada pelos presidentes do Brasil e do Paraguai, nomeia a estrutura como Ponte da Integração Brasil-Paraguai.
H2Foz