A Central do Empreendedor de Foz do Iguaçu, que concentra todos os serviços empresariais em um só local, realizou de janeiro ao início de julho deste ano mais de 14,6 mil atendimentos para liberação de alvarás, boletos e declarações. Em 2020, primeiro ano da pandemia do novo Coronavírus (covid-19), mais de 29,9 mil iguaçuenses receberam atendimento no local.
Os serviços mais solicitados este ano, de acordo com o balanço de atividades, foram liberação de alvará (4.446), alvará de licença (2.866), boleto DAS (2.318) e declaração anual (2.064). Os meses de fevereiro, maio e janeiro concentraram os maiores índices de procura na Central do Empreendedor.
Em números exatos, a estrutura recebeu 14.663 pessoas no período – 79,2 atendimentos diários (no cálculo, foram incluídos sábados, domingos e feriados). No ano passado, a média de atendimento diário foi de 82 pessoas. De acordo com a secretária municipal da Fazenda, Salete Horst, os serviços garantem o suporte necessário aos empreendedores (novos e já em atividade).
“Nosso público-alvo são todas as pessoas com interesse em abrir uma empresa”, disse. A estrutura, que atende das 8h da manhã às 14h, dispõe dos serviços de todas as secretarias municipais envolvidas em serviços empresariais.
A central trabalha na liberação de licenças da Prefeitura, abertura de empresas, orientação ao crédito, capacitação empresarial, escritório de compras públicas, orientação contábil, dentre outros serviços oferecidos na Central Virtual. Também é possível fazer a verificação de boletos e parcelamentos, declaração anual do MEI, dar baixa na empresa e entrega de alvará social – ambulantes, feirantes ou autônomos.
Procedimento
De acordo com a coordenadora da Central, Joice Lídia da Silva, cada atendimento dura de 15 minutos até 1h30, o que pode ser desde a impressão de um simples boleto até a formalização de um estabelecimento comercial. “Neste último caso, demora mais de uma hora por pessoa”, informou a coordenadora da Central do Empreendedor.
Também pode ocorrer, ainda de acordo com ela, algum imprevisto com senhas de acesso do sistema do governo, que o contribuinte precisa ter. “Muitas vezes ele não tem, até formular todo o processo, demanda um pouco mais de tempo. Já um domicílio tributário, que é o mais simples, se estiver tudo ok, a pessoa sai com o CNPJ e alvará de licença em menos de 30 minutos”, ressaltou.
O espaço dispõe de salas individuais, onde não ficam mais de três pessoas nos atendimentos. “São mais individualizados”, destacou Joice, em função dos protocolos de segurança sanitária devido a pandemia da covid-19. A intenção, é garantir a satisfação dos cidadãos atendidos, reforça.
Metas
“A gente tenta fazer com que ninguém saia daqui sem uma resposta. Quando a pessoa aparece com um problema, damos todo o suporte para resolver a questão, assim ela vai para casa de uma forma mais tranquila”, disse. A estrutura trabalha também em parceria com Sebrae para a formalização de cursos de qualificação.
É pegar na mão mesmo do empreendedor e auxiliar ele desde o primeiro passo, formalizar todo o processo de consultoria, fluxo de caixa, planilhas, vendas com mídias sociais, afirma Joice. Que completa: “Então, a gente tá conseguindo atingir metas bem bacanas, a equipe está sempre em treinamento para prestar um serviço melhor para a população”.
A Central do Empreendedor está localizada na Rua Padre Montoya, 490 – Centro, junto a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi). O atendimento no local é das 8h às 14h.
Total de atendimentos
2021: 14.663
Janeiro 2.963
Fevereiro 3.662
Março 406
Abril 2.097
Maio 3.191
Junho 2.198
Julho 146
2020: 29.985
Janeiro 4.508
Fevereiro 5.727
Março 3.243
Abril 895
Maio 2.088
Junho 1.810
Julho 1.196
Agosto 1.787
Setembro 2.116
Outubro 2.641
Novembro 2.479
Dezembro 1.495
Assessoria