Servidoras são homenageadas com Prêmio Mulher Destaque 2021

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu homenageou nesta segunda-feira (07) 12 mulheres que têm contribuído com o desenvolvimento da cidade. O Prêmio Mulher Destaque 2021 foi criado pela lei nº 4.189, em 2014, e tem como objetivo reconhecer as mulheres que se destacaram profissionalmente ou prestaram relevantes serviços na área social do município.

Dentre as homenageadas deste ano estão três servidoras públicas do município: a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), Kiara Heck, indicada pela vereadora Yasmin Hachem; a auxiliar de serviços gerais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste, Francisca Lopes de Lima, a “Dona Chica”, indicada pelo vereador Kalito Stoeckl/ e a assistente social e coordenadora dos clubes de mães, Myrian Bervian, indicada pelo vereador Adnan El Sayed. A sessão solene foi realizada no modelo híbrido, em virtude da pandemia da covid-19.

Cada homenageada teve sua história de vida contada pelos vereadores(as). Elas também receberam uma placa e flores em reconhecimento aos serviços prestados.

 

Conheça as servidoras

Kiara de Moraes Heck é graduada em Psicologia, seguiu carreira acadêmica, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação. Na área social, trabalhou com adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade e, na sequência, deu início à sua trajetória dedicada ao atendimento de mulheres em Foz do Iguaçu. Nesta área, foi psicóloga e coordenadora da Casa de Apoio Feminina. Foi também coordenadora e psicóloga da Casa Abrigo para Mulheres em Situação de Violência. Também atendeu mulheres vítimas de tráfico humano no projeto da OIM/ONU (Organização Internacional para Migrações).

Atualmente, integra o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e coordena o CRAM, local de acolhimento, atendimento psicossocial e de orientação jurídica.

A vereadora Yasmin Hachem, autora da indicação, parabenizou Kiara por sua atuação à frente das políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres. “Kiara, nossa gratidão por ser essa mulher que luta pelo direito das mulheres. Eu tenho muito orgulho do que você representa e muita satisfação em prestar essa homenagem”, disse.

Dona Chica, auxiliar de serviços gerais da prefeitura, desenvolve há mais de 20 anos um projeto social na Vila das Batalhas, região do Morumbi. Três vezes por ano – na Páscoa, no Dia das Crianças e no Natal – busca doações de brinquedos e alimentos para presentear as mais de 400 crianças do bairro. Com apoio de amigos e empresários, Dona Chica prepara as cestas com guloseimas e brinquedos e abre as portas da própria casa para receber as crianças. “Dona Chica é uma mulher de coração gigante, assim como as ações que ela realiza. Começou um projeto só buscando ajudar o próximo, não pensou nas dificuldades e não desistiu, mesmo quanto a situação apertou. Que fique sempre lembrado por todos que Francisca Lopes de Lima é um exemplo de bondade e humanidade”, disse o vereador Kalito. }

Myrian Concepciona Bervian é nascida no Paraguai e vive em Foz desde 1986. Graduada em assistência social, Myrian atua com clubes de mães desde 2005 e hoje coordena os 60 clubes existentes em Foz, atendendo diretamente cerca de 2.500 mulheres. Também integrou o projeto “Dança que encanta”, trabalhando por uma década na região do Porto Meira, contribuindo para que adolescentes, antes em situação de rua e de vulnerabilidade, pudessem seguir outros caminhos.

“Se eu pudesse resumir em uma palavra sua história, essa palavra seria amor. Amor pelo próximo, que ultrapassa fronteiras e olha por todos e em especial pelos que mais precisam. Nossa gratidão Myrian, por ser essa mulher tão especial e dedicada. Foz do Iguaçu agradece”, comentou o vereador Adnan.

 

Mulheres homenageadas

MYRIAN BERVIAN

EVA APARECIDA BONFIM

MAJIDA JBARA

MARIA JOSÉ BARRETO

LILIAN GRELLMANN

CRISTIANE SIMÃO SILVA

VANILDA DA SILVA

NELCI ORO

ANNE C. CAPPONI

KIARA DE MORAES HECK

MARIA GORETE LENTES VALLEJO

FRANCISCA LOPES DE LIMA

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?