Unidade Móvel inicia atendimento de saúde no Remanso Grande

Moradores da região do Remanso Grande receberam nesta terça-feira (01) atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem ofertados pela Unidade Campestre, o projeto da Prefeitura de Foz do Iguaçu que levará semanalmente os serviços de saúde até a área rural. O objetivo é facilitar o acesso das comunidades, além de identificar as demandas e monitorar os indicadores de saúde.

O caminhão equipado com consultórios e uma van onde funciona a farmácia ficaram estacionados no pátio da Capela Imaculada Conceição, na Rua Astorga.

A primeira moradora a receber atendimento foi a dona de casa Eleotéria dos Santos, de 65 anos, que foi acompanhada das filhas Felícia e Natalina, que também passaram por consultas. “Pra nós é muito bom que o atendimento venha até a gente. Nossa unidade de referência é a da Vila Yolanda, mas acaba ficando longe e nem sempre conseguimos ir até lá”, comentou Felícia.

Presidente da Associação de Moradores, Welinton José da Silva elogiou o projeto e afirmou que a região nunca recebeu uma assistência médica presencial. “É ótimo, porque ajuda a comunidade, especialmente nesse período de pandemia, quando as pessoas têm medo de ir até uma unidade de saúde”.

Quem buscou a unidade móvel nesta quarta-feira pôde aferir a pressão arterial, medir o índice de glicose no sangue, passar por consulta com médico e dentista. As mulheres agendaram o exame preventivo, que será realizado na quarta-feira (02), e alguns usuários também receberam encaminhamentos para consultas com especialistas.

“O projeto atende uma demanda antiga das comunidades que vivem na área rural. Nossa ideia é possibilitar a prevenção, levando os serviços de saúde para mais perto dos moradores”, disse a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Atuaram na Unidade Campestre um médico, um dentista, uma auxiliar, uma enfermeira e quatro estagiários. “Neste primeiro momento vamos fazer a identificação do perfil populacional de cada territorio, entender as necessidades e quando necessário, implantar novos serviços”, explicou a diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tontini.

Os atendimentos começaram pelo Remanso Grande e seguirão semanalmente para as demais regiões: Arroio Dourado, Lote Grande, Aparecidinha e Alto da Boa Vista. O caminhão permanecerá em cada local por um período de dois a três dias, das 8h às 12h. Os serviços serão prestados por equipes do programa Saúde da Família, que também atendem nas Unidades Básicas de Saúde.

Cronograma de atendimentos – das 8h às 12h

1ª semana (1 e 2 de junho) – Remanso Grande

2ª semana (8 e 9 de junho) – Arroio Dourado

3ª semana (15 e 16 de junho) – Aparecidinha

4ª semana (22 e 23 de junho) – Lote Grande

5ª semana (29 e 30) – Alto da Boa Vista

 

 

 

Assessoria

Facebook
Google+
Twitter
× Como posso te ajudar?