Nessa manhã de quarta, dia 19/05, em uma operação conjunta entre Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, foi localizado durante uma fiscalização de rotina um fundo falso no bagageiro de um ônibus de turismo.
O ônibus com placas de Cantagalo- PR foi abordado no posto da PRF em Santa Terezinha de Itaipu. O veículo estava ocupado por 30 passageiros, além do motorista. Este, que é o proprietário do veículo, alegou que tinha conhecimento do fundo falso presente no ônibus.
O valor estimado para as mercadorias encontradas dentro do fundo falso chega a aproximadamente R$ 2,5 milhões, além das mercadorias encontradas no bagageiro que foram avaliadas em R$ 150 mil. O ônibus e as mercadorias foram apreendidas e encaminhadas à Receita Federal de Foz do Iguaçu. O motorista foi encaminhado à Polícia Federal por crime de descaminho.
O contrabando e o descaminho, além de trazerem danos ao erário, causam concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente instalados.
A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Assessoria